domingo, 20 de maio de 2012

Introdução à Formação nos valores. Parte 2

A Dieta para a Verdadeira Felicidade
Existe uma diferença entre os valores humanos em geral e os nossos próprios valores pessoais. O conceito dos valores humanos inclui todas aquelas coisas que são boas para nós como seres humanos e que nos fazem melhores. Os valores pessoais são aqueles que assimilamos na nossa vida e que nos motivam nas nossas decisões cotidianas.

Poderíamos comparar a diferença entre valores humanos em geral e os valores pessoais com a diferença que existe entre certos alimentos e o seu respectivo valor nutricional para o corpo humano.  A nutrição é para o corpo, o que são os valores para a pessoa humana.

  O corpo humano tem suas próprias exigências: alguns alimentos são muito nutritivos, outros complementam a alimentação, outros são, pelo menos, toleráveis em pequenas quantidades. Todos nós precisamos de uma dieta balanceada em vitaminas, fibras, sais minerais e proteínas, para manter uma boa saúde. 

 Algo semelhante acontece com os valores humanos: nutrem-nos, beneficiam-nos como seres humanos em diferentes graus. Assim mesmo, no campo humano, temos toda uma gama de valores culturais, intelectuais e estéticos que promovem o nosso desenvolvimento humano e enriquecem a nossa personalidade. Quando se fala de nutrição corporal, existe espaço para preferências pessoais. Entre comer couve-flor, ervilhas ou feijão, cada um pode escolher ao seu gosto, o número de calorias varia pouco. Nosso organismo assimilará estes alimentos e se nutrirá de modo mais ou menos igual. Se insiste, ao contrário, que a dieta deve ser equilibrada. O organismo cobre as suas necessidades e se mantém em forma na medida em que a dieta é saudável e equilibrada.

   Na esfera dos valores humanos também se requer um equilíbrio e que cada um dos valores, tomados individualmente, seja saudável. Assim como certos alimentos são essenciais e outros só servem para decorar um prato, assim também os valores têm uma hierarquia, segundo como favoreçam, mais ou menos, o nosso desenvolvimento humano. 


 Uma porção ponderada de bolo de cenoura com sorvete de baunilha é uma excelente sobremesa para uma refeição em família.  Mas não pensaríamos em comer bolo e sorvete três vezes por dia, e terminar com uma porção modesta de carne com batatas. Nosso organismo não suportaria (a nossa forma também não!). Os valores humanos podem também ser ordenados e classificados de acordo com os benefícios que nos proporcionam. Alguns são essenciais, outros são mais periféricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Para nós é muito importante saber a sua opinião.